Wednesday, March 28, 2007

Um grande Português... e uma data de pequenos portugueses

Foi com alguma tristeza, que abri o site do Público e vi que Salazar foi considerado pelo portugueses o maior português de sempre.

Entristece-me este povo mesquinho a quem tive a infelicidade de partilhar a minha nacionalidade, que tem memória curta, ou então que é simplesmente estúpido.

Como é que um país que ainda sofre dificuldades pelas más políticas salazaristas durante o estado novo, tem a coragem de eleger um homem de mente avarenta um melhor português de sempre?

Como é que um homem que a única coisa que conseguiu foi enriquecer à custa de uma guerra, é levado nos ombros?

Como é que as políticas do alcoolismo, conseguem ser louvadas pelo próprias pessoas, que sofrem e sofreram por causa do Estado Novo?

Como é que as pessoas que desapareceram e foram torturadas pela PIDE durante anos, são simplesmente esquecidas pelos sobreviventes?

Como é que os valores conquistados há 32 anos, como a liberdade, perderam o valor?

À partida o concurso parece-me patético, já que tem o vencedor achado à partida.

Que maior português do que Afonso Henriques? Se não fosse ele, estava neste momento a falar sobre o maior espanhol de sempre: Franco.

Um amigo italiano (amigo do PPP) disse-me um dia que Portugal precisava de um segundo 25 de Abril. Tommaso, o nome do amigo italiano, disse-me que Portugal ainda tinha muito do Estado Novo, e que, na opinião dele havia muito português, que desconhecia a liberdade. Na opinião dele, não era por estar privado desta, que a desconhecia, mas porque a liberdade tinha fugido de Portugal no dia 26 de Abril de 1974.

Porque já ninguém lhe dava importância.

1 comment:

Nemesis said...

Eu também fiquei muito triste e para todas as pessoas que votaram e apoiam o Salazar só tenho uma pergunta: Onde é que estavam no 25 de Abril??? Já se esqueceram?