Sunday, February 25, 2007

A Praia

Aproveitei este fim-de-semana para me despedir do cheiro da maresia e da areia grossa de Peniche. Vim passar o fim-de-semana à minha casa de praia, em São Bernardino, a 8 Km de Peniche.

Se Peniche é uma cidade peculiar, caricata e tranquila. São Bernadino é uma aldeia pitoresca, com velhinhas que sobem e descem vagarosamente a estrada com 15% de inclinação que liga o cimo da aldeia à praia. Ao contrário de muitas aldeias tornadas vilas ou mesmo cidades nesta zona, São Bernardino mantém alguns traços da aldeia de pescadores de outrora. Não desminto, que o mercado imobiliário cresce por estas bandas, e que isso tem vindo a descaracterizar a zona.

No Inverno, São Bernardino, tem sido ao longo de 6 anos um local onde em geral se entra em rota de colisão com a paz, calma, sossego, descanso, e onde se pode repor as horas em débito durante a semana. E em casa há sempre vinho tinto quente para acompanhar as deliciosas refeições que a minha mãe prepara.

No Verão, tem sido uma praia sossegada, longe das confusões do Algarve, com espaço para se estender uma toalha com 2 m2, com uma esplanada onde se pode comer búzios, caracóis, amêijoas à Bulhão Pato, navalheiras (nome dado pelos nativos aos caranguejos), e muitas outras iguarias, bem acompanhadas por uma imperial. E em casa há sempre vinho verde ou branco para acompanhar os petiscos de marisco preparados pelo meu pai.

Quando os termómetros subirem em Gent, é certo que as saudades de São Bernardino, vão aumentar.

5 comments:

Nemesis said...

O cenário parece-me bastante apelativo, mas devias ter posto uma foto do local para ficarmos a conhecer melhor:)
Mts beijinhos e boa sorte na tua aventura:)
Tânia

Rita said...

Boa viagem Jho! e vai postando ;)

Aproveita o máximo que possas!

Joana said...

Obrigada,
Por acaso já tinha pensado nisso, infelizmente quando post sobre a minha Praia, estava em São Bernardino e não tinha fotografias.
Mas as fotos já vão a caminho...

Alexandre said...

Se é assim tão secreto e sossegado não devias partilhar isso com o mundo... :p

Susana said...

Como eu te entendo Jho. Também já me fui despedir de S. Martinho do Porto, um bocadinho (não muito) mais a norte! As sensações (e petiscos!) são parecidos ;)
Boa viagem!
:)